Instituto Fayga Ostrower

Copyright

Herdeiros Fayga Ostrower

Artigo no livro O Desejo, Editora Companhia das Letras, SP, lançado em 1990, 503 páginas. Organização: Adauto Novaes, a partir do ciclo de conferências O Desejo, organizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas da Fundação Nacional de Arte (Funarte).

Fayga escreveu o texto intitulado A Fonte do Desejo em Goya (18 páginas, 24 ilustrações):

"Parto da noção do "desejo" como uma força elementar que existe em cada um de nós, entendendo-o num sentido global, como um anseio inicialmente sem objetivos determinados. É um desejo de ser e de realizar-se - assim como uma semente "quer" nascer, brotar e desenvolver-se em suas formas características. Transformando-se, pelo mero fato de sua presença, em necessidade interior, o desejo mobiliza as aspirações das pessoas e os eventuais caminhos da realização e suas potencialidade. (...)

Quero frisar o caráter global do desejo, constituindo a força e fonte de nossas aspirações. No início de vida das pessoas, essa força está, por assim dizer "em aberto", indefinida. Evidentemente Goya não poderia de antemão desejar ser "Goya", pois ele nem sabia o que significava tornar-se um Goya. Tampouco quanto às alegrias e tristezas que o aguardavam, ele poderia prever as circunstâncias concretas de seu viver, e nem de que modo ele haveria de entender e de reagir aos vários desafios que encontraria pela vida afora".


Companhia das Letras
Editora Schwarcz Ltda.
Tel: (0xx11) 825-5286 | 825-6498