Instituto Fayga Ostrower

Copyright

Herdeiros Fayga Ostrower

A grandeza humana: cinco séculos, cinco gênios da arte, 244 páginas, 173 ilustrações. Edição digital atualizada Instituto Fayga Ostrower e Insurge Edições.*

Este livro tem na sua origem o seminário A Grandeza Humana: Cinco Séculos, Cinco Gigantes da Arte. Em cada encontro Fayga Ostrower abordava a obra de um grande artista, nesta ordem: Leonardo da Vinci, Rembrandt, Goya, Cézanne e Picasso. Muitas pessoas participaram deste seminário, pelo Brasil afora. O sucesso foi tanto que Fayga resolveu tomar o seminário como ponto de partida para um novo livro, estruturando-o do mesmo modo que aquele e com as mesmas preocupações. Chegou a redigir os ensaios sobre Leonardo da Vinci, Rembrandt e Goya. Quanto a Cézanne e Picasso, nada fez. Uma grave enfermidade abateu-a e logo depois a artista veio a falecer, em 13 de setembro de 2001.

O plano do livro, no entanto, permaneceu vivo. Sua concretização foi possível porque, além dos textos prontos, havia fitas de vídeo com a gravação do seminário. Após sua transcrição, foi feito um trabalho de transposição do texto oral para o texto escrito. Em todos os ensaios, igualmente, o que se ouve é a artista-educadora dialogando apaixonadamente com a história, a filosofia, a história da arte, acrescentando-lhes com maestria e desassombro seu gosto, sua sensibilidade, sua experiência como artista.

Além de grande artista, Fayga era uma educadora. Constantemente esteve dedicada à socialização do saber. Indo além da mera constatação de que a eternidade das obras e dos artistas não depende exclusivamente da preservação em museus, Fayga dedicou-se a falar, mostrar, escrever, discutir, ensinar.

* A edição digital deste livro foi cuidadosamente revisada para lançamento em comemoração ao centenário de nacimento de Fayga. Mais informações: https://faygaostrower.org.br/grandezahumana/.