Instituto Fayga Ostrower

Copyright

Herdeiros Fayga Ostrower

Os caminhos de Fayga Ostrower. Rio de Janeiro: Editora Instituto Fayga Ostrower, 2006. 88 p, 140 ilustrações. Catálogo bilíngüe (português / inglês)

Apresentamos o catálogo da exposição Os caminhos de Fayga Ostrower, organizado e apresentado por Noni Ostrower, com texto de Anna Bella Geiger, cronologia com 24 fotografias de Fayga e as 116 obras da exposição da Caixa Cultural do Rio de Janeiro, em 2006, muitas delas inéditas para o público. Selecionamos um trecho do texto de Anna Bella Geiger:

"Se eu tivesse de resumir em apenas uma palavra o que Fayga significou como artista, teórica, educadora e mulher, o termo seria coragem, substantivo que, além de querer dizer 'bravura em face do perigo', é uma mistura de resolução e ousadia diante do e no mundo.

E como 'fayga' também quer dizer 'pássaro' ou 'passarinho', em alemão medieval e em iídiche, em um processo nada linear ou previsível, Fayga Ostrower, em sobrevôo através de abismos, atalhos e estuários, revelou a cada momento ou fase da sua obra soluções não somente originais, mas algumas de caráter seminal. Tais soluções estarão relacionadas à sua inserção no Abstracionismo, à época uma das principais vanguardas artísticas, nacional e internacionalmente." (...)