Instituto Fayga Ostrower

Copyright

Herdeiros Fayga Ostrower

Hoje, celebramos 100 anos do nascimento da artista Pina Ufal FAYGA OSTROWER!

Gravadora, pintora, desenhista, ilustradora, teórica da arte e educadora nasceu no dia 14 de setembro de 1920, na Polônia. Em 1934, sua família, fugindo do nazismo, mudou-se para Rio de janeiro onde a artista viveu até 2001, ano de seu falecimento.

Precursora da abstração na gravura, Fayga Ostrower expôs suas obras em diversos museus brasileiros e estrangeiros entre 1948 e 2001. Obteve grande reconhecimento e recebeu numerosos prêmios, dos quais destacam-se: Prêmio Nacional de Gravura da Bienal de São Paulo (1957) e Grande Prêmio Internacional de Gravura da Bienal de Veneza (1958).

Seus trabalhos fazem parte do acervo de diversos museus brasileiros e dos quatro continentes.

Fayga contribuiu para a divulgação e o ensino da arte no Brasil. Ministrou cursos em instituições culturais e de ensino para diversos públicos, do acadêmico a operários. Dedicou-se à popularização da arte, por considerar que pode ser apreciada por todas as pessoas. Os 6 livros de sua autoria abordam questões complexas do universo artístico e da natureza humana, de forma clara e acessível.

Fayga Ostrower e a Pinacoteca da Ufal

Em 1986, dentro das comemorações dos 25 anos da Universidade Federal de Alagoas - UFAL e 15 anos da Pinacoteca Universitária, Fayga esteve em Maceió apresentando a exposição “Litogravuras” e ministrou curso “Criatividade, Análise Crítica e Problemas de Composição na Linguagem Visual”, eventos que movimentaram o cenário cultural da cidade.

Como presente pelos 25 anos da Ufal, doou para o acervo da Pinacoteca Universitária, uma Litogravura a cores, produzida em 1980. Confira a dedicatória na 3a imagem do álbum. A obra fez parte do Salão do Acervo, exposição de longa duração que esteve aberta ao público de dez/2015 à jan/2019.

Instituto Fayga Ostrower - Oficial e Acervo Pinacoteca Ufal.

Fonte: Pinacoteca Ufal