Instituto Fayga Ostrower

Copyright

Herdeiros Fayga Ostrower

Em 07.06.2023 recebi uma visita gostosa: Ana Clara Lemos e Bianca Marques Raposo trouxeram os materiais produzidos para a QUINZENA DE GRAVURA 2022, da Escola de Belas Artes/UFRJ.

Além de camisetas e eco-bags com uma obra de Fayga, também fizeram adesivos com a prensa de gravura em metal da artista, doada para a EBA/UFRJ, junto com o móvel de madeira que a sustenta.

Essa prensa, a última que Fayga teve, após sua morte e a venda do apartamento onde estava instalada, ficou desmontada em Belford Roxo, na casa de Marilia Jorge, amiga de Noni. Ali, numa grande enchente, ficou submersa durante horas.

Depois foi emprestada para duas instituições, que sucessivamente a devolveram, apesar de funcionar sem problemas: seu motor blindado não deixou entrar água da enchente. Cada movimentação da prensa era uma novela, pois apenas o “berço”, peça onde a gravura desliza, sendo prensada ao passar por baixo do rolo, pesa meia tonelada.

Finalmente foi doada para a EBA/UFRJ, onde está funcionando perfeitamente! Em breve vamos divulgar imagens da prensa em sua casa definitiva, que Ana Clara e Bianca vão nos enviar.