Instituto Fayga Ostrower

Copyright

Herdeiros Fayga Ostrower

Em abril de 2023 recebi um e-mail de Marcela Aurea, professora da EMEI Jardim Europa, bairro Lagoinha, Nova Iguaçu. É uma das dez creches construídas pela Prefeitura em 1988, a partir das reivindicações do Movimento Amigos de Bairro - MAB, e atende crianças de 3 a 5 anos.

O motivo do contato: para comemorar os 35 anos da creche, planejaram realizar alguns passeios, incluindo o SESC Nova Iguaçu e a exposição “Abstrações”, que conta com obras de Fayga Ostrower.

O pedido de Marcela: gravar um vídeo comigo, para falar sobre Fayga e suas obras. Pensando no meu neto de 6 anos, que acharia o falatório uma chatice, decidi mostrar o atelier de Fayga e alguns objetos de sua casa. Marcela me contou que fizeram sucesso a boneca que tinha outras dentro e o telefone! A boneca foi feita por Fayga para os filhos aprenderem a usar fechos e botões.

Antes da ida ao SESC, Marcela mostrou fotos das gravuras de Fayga na exposição e exibiu o vídeo “Fayga Ostrower, Paixão pela Arte”, adaptando a história para a idade das crianças. Por isso, quando chegaram na exposição, elas gritaram, para espanto do mediador da mostra: “olha lá, é a Fayga!”. Depois da visita as crianças fizeram gravuras, usando bandejas de isopor.

Finalmente, no dia da Roda de Conversa, foi uma alegria conhecer Marcela pessoalmente e reencontrar minha amiga-irmã Marilia Jorge, companheira desde os tempos do MAB.

Essa história entrelaça dois momentos importantes: minha participação no MAB durante muitos anos e agora, o trabalho com o Instituto Fayga Ostrower. São dessas surpresas deliciosas com que a Vida nos presenteia. (Noni Ostrower).